header ads

Mulheres chã-grandenses participam de curso de camareiras de hotéis e pousadas


 Um grupo de mulheres chã-grandenses está participando do curso gratuito de camareiras, ofertado numa parceria entre a Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). As aulas estão sendo ministradas na própria secretaria, com o encerramento previsto para esta semana com a entrega dos certificados para as participantes.

A dona de casa Lilian Cândido, de 65 anos, é uma das alunas mais empolgadas com a formação. 

“Eu não tenho profissão, trabalhei muito na minha vida, e era meu sonho fazer um curso para trabalhar nos hotéis, nas pousadas, pra ser camareira. É muito bom você ter uma profissão hoje em dia, pois é muito triste você bater de porta em porta. Você tendo uma profissão é melhor ainda”, comemora.

As aulas são ministradas pela professora Anastácia Vasconcelos, instrutora do SENAR há 15 anos e turismóloga de formação. “Esse curso é extremamente importante. Hoje em dia, os hotéis não contratam mais mão de obra sem qualificação”, explica a professora. “São 32 horas de curso, básico, mas que o aluno sai pronto para o mercado de trabalho, vale em todo o território nacional”, complementa.

De acordo com a metodologia adotada pela formação, as alunas aprendem sobre qualidade no atendimento, ética profissional, perfil, atribuições da camareira e comportamento no dia a dia de trabalho. Além disso, também tem a parte prática, que aborda a arrumação das camas, envelopamento e situações em que é preciso lidar com o cliente. 

“É uma oportunidade de trabalho e de estimular o empreendedorismo, pois a gente ensina algumas coisas como personal organizer, já que a pessoa pode também trabalhar com organização, decoração.A gente dá dicas de limpeza, coisas simples, que pode fazer na casa delas”, reforça Anastácia.

De acordo com Alexandra Gomes, secretária de Desenvolvimento Social, já há ofertas de empregos para pessoas que estão participando do curso. “O dono de um hotel já entrou em contato comigo, e temos quatro vagas para camareiras de hotel e recepcionista. Querem profissional com seu certificado. E aqui, todos os cursos são profissionalizantes, e ao final nós ofertamos os certificados”, comenta a secretária. 

As formações ocorrem ao longo de todo o ano, com diversas temáticas, sempre de forma gratuita. Outros cursos serão divulgados em breve pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Chã Grande.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads