Ter tido Covid dobra o risco de ataque cardíaco, derrame ou morte prematura, de acordo com uma nova pesquisa liderada pela Cleveland Clinic, importante centro médico dos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, pessoas que tiveram Covid apresentaram uma probabilidade duas vezes maior de ter um evento cardíaco grave ou um derrame em até três anos após a doença. O risco foi ainda maior para indivíduos que foram hospitalizados por conta da doença respiratória.
Publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology nesta quarta-feira (9/10), o estudo usou informações de 10.005 pessoas que tiveram Covid e 217.730 pessoas não infectadas. Os dados vieram do UK Biobank. “Mais de um bilhão de pessoas no mundo todo já tiveram Covid.
As descobertas relatadas não são um efeito pequeno em um pequeno subgrupo”, disse o coautor do estudo Stanley Hazen, professor da Cleveland Clinic. “Os resultados incluíram quase um quarto de milhão de pessoas e apontam para uma descoberta de importância global para a saúde que promete se traduzir em um aumento nas doenças cardiovasculares globalmente”, completou.