header ads

Reforma Protestante completa 507 anos; em Chã Grande, movimento chegou nos anos 30


A Reforma Protestante comemora 507 anos nesta quinta-feira (31). O movimento, capitaneado, principalmente, por Martinho Lutero, definiu os rumos da humanidade, dividindo os cristãos entre católicos e protestantes. Muitos consideram as 95 teses de Lutero como o marco inicial e definidor da Reforma. O movimento chegou ao Brasil ainda no século 19, e em Chã Grande, os primeiros registros apontam para os anos 30.

Considerada como pioneira do protestantismo no Brasil, com a chegada dos primeiros missionários em São Paulo, a Igreja Batista também foi pioneira em Chã Grande. Na década de 30, missionários batistas oriundos de Gravatá chegaram ao território, então distrito gravataense.

A história foi contada por membros da Igreja Batista de Chã Grande no documentário lançado este ano, e disponível no canal do Chã Grande News no YouTube, como a aposentada Maria Lins, conhecida como Irmã Lico.

Apesar do trabalho missionário protestante ter iniciado na década de 30, apenas em 1954 que foi organizada a primeira igreja evangélica de Chã Grande. A Batista, mais uma vez foi a pioneira, seguida pela Assembleia de Deus, inaugurada no mesmo ano.

Atualmente, além das denominações Assembleia de Deus e Batista, os protestantes em Chã Grande estão organizados em várias outras igrejas, como Adventista do Sétimo Dia, Universal, Deus é Amor, Baluarte Coluna da Verdade, entre outros.

Chã Grande News

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads