A Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais 59 casos da Febre do Oropouche, no Estado, nesta terça-feira (16). Com a nova rodada de exames positivos, o Estado passa a registrar 72 casos da Febre.
Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes de 13 municípios pernambucanos: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe.
"O resultado traz um alerta sobre a importância da vigilância laboratorial que deve funcionar de forma rotineira para identificação de arbovírus circulantes na região, que muitas vezes são subnotificados nos sistemas de vigilância em saúde pública", ressalta Keilla Paz, diretora do Laboratório Central de Pernambuco (LACEN/PE).
Exame
As análises são realizadas por meio do exame de PCR em tempo real. Ou seja: assim que há a negatividade nos resultados para dengue, Zika e Chikungunya, é feito o teste para o Oropouche. Todo o procedimento segue as orientações do Ministério da Saúde.
Febre Oropouche em feto
Amostras de um feto, que faleceu na 30ª semana de gestação, apontam a presença do vírus da febre oropouche, afirma a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O óbito aconteceu em junho deste ano, mas os resultados dos exames só foram liberados no início de julho deste ano.
Segundo a SES-PE, até o momento, não se tem registro de óbito fetal ou abortamento causado por infecção pelo Oropouche. O caso está sendo investigado pelo Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Evandro Chagas, Vigilância Sanitária e o município de Rio Formoso, onde aconteceu o caso.
Diário de Pernambuco