A Prefeitura de Chã Grande anunciou nesta quinta-feira (21), através da Secretaria de Saúde, o pagamento do retroativo dos profissionais de enfermagem do município, de acordo com o piso nacional da categoria. A medida ocorre após anúncio do gestor, Diogo Alexandre, em reunião com o setor.
No dia 11 deste mês, Diogo Alexandre assinou um projeto de lei que garante o pagamento do complemento do piso nacional da enfermagem para os profissionais que atuam na saúde do município, tanto no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dessa forma, o PL precisou passar por votação na Câmara de Vereadores, onde foi aprovado por unanimidade.
Em Chã Grande, o retroativo contemplou os últimos quatro meses. Isso quer dizer que os profissionais recebem o complemento do piso referente aos meses de maio, junho, julho e agosto.
O pagamento do piso salarial da enfermagem em todo o país foi uma conquista da categoria. O assunto começou a ser debatido ainda no ano passado, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e chegou a ser discutido também no Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida estabelece um valor mínimo para o pagamento dos profissionais que atuam no setor de enfermagem, tanto no público quanto no privado, o chamado piso, já comum entre os professores, por exemplo.