header ads

Famoso por obra social, padre de Arcoverde é preso indiciado por comandar estupros


Bruno Alfano
| Famoso pela manutenção de uma obra social com quase 40 anos de história, padre Airton Freire é influente na cidade de Arcoverde, no agreste pernambucano. O religioso, que está sendo acusado de ordenar o estupro de uma mulher, gravou 180 CDs com músicas e pregações e publicou 90 livros, além de dar retiros espirituais. Na internet, sua presença também é forte: são 133 mil seguidores no Instagram e 38 mil inscritos em seu canal de YouTube.

— Estamos (padres) a serviço do povo. Somos retirados do povo e preparados para voltar a esse povo. E o pastor tem que ir onde estão as ovelhas. Tem que ter cheiro de ovelhas. Pastor não existe sem ovelhas. O pastor se constitui pastor a medida do cuidado com as ovelhas. Se não for assim, ele é lobo — afirmou Freire, em uma das entrevistas que deu.

Em maio, a personal stylist Sílvia Tavares de Souza denunciou que Airton Freire ordenou que um funcionário a estuprasse enquanto ele assistia a cena e ria. O religioso de 67 anos foi preso preventivamente em 14 de julho, e no domingo (23) foi internado no Hospital Português, no Recife, após uma crise de hipertensão. A defesa do padre nega as acusações.

Airton nasceu em 1955 na cidade de São José do Egito, Pernambuco, e, ainda jovem, foi estudar em Recife, onde se formou em Filosofia, Teologia e Psicologia. Ordenou-se padre em 1982 e, no mesmo ano, foi designado para a paróquia de Arcoverde.

Poucos meses depois, chamou a atenção por decidir ir morar no local que a cidade chamada de Rua do Lixo, uma região com um depósito de resíduos sólidos a céu aberto na qual a população mais pobre frequentava em busca de alguma coisa para comer ou vender.

A partir desse evento, ele criou a Fundação Terra. Hoje, a instituição tem três escolas, duas creches, um abrigo para idosos e um centro de reabilitação física em Arcoverde e em Maracanaú, Ceará. São mais de três mil famílias cadastradas.

“Ao falar de si, costuma dizer que é um homem vestido com roupa de saco amarrada com uma corda, pois é assim que transita em qualquer lugar”, diz a pequena biografia de Freire disponível no site da Fundação Terra.

Em outra demonstração de renúncia aos bens materiais, ele vive isolado em uma casinha de taipa, que fica a um quilômetro da enorme sede da Fazenda Malhada, local do retiro espiritual comandado pelo religioso com quarenta apartamentos. Era nessa casinha que, segundo as vítimas, ele cometia os abusos.


Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads