A Câmara de Vereadores de Chã Grande se reuniu na noite desta quinta-feira (2), de forma extraordinária, para a eleição da Mesa Diretora do biênio 2023 a 2024. A sessão contou com a presença de todos os 11 vereadores que compõem o legislativo chã-grandense, e registrou a inscrição de duas chapas, encabeçadas pelos vereadores Jorge Luís (PL) e Demir (Avante). A reunião foi considerada tranquila, e fechou a disputa pela presidência da Casa iniciada ainda no ano passado.
Demir foi eleito com seis votos favoráveis. Acompanharam o parlamentar os vereadores Gilvan Bolão (Avante), Célia de Jaci (Avante), Inaldo do Raio-X (Avante), Dandão (PDT) e Nego de João de Rita (PDT). Já Jorge Luís obteve cinco votos. Além do dele, também votaram Ninho Mototáxi (PL), Andreson de Agrício (PL), Ninha de Zé Maria (Avante) e Wédson de Biu Beléu (PP). A votação foi aberta e de forma nominal, por ordem alfabética.
A chapa vitoriosa foi apresentada à noite, antes do início da votação. Ela é composta pelo presidente, Demir, o primeiro-secretário, Gilvan Bolão, e o segundo-secretário, Nego de João de Rita. Em comparação ao processo realizado em 12 de dezembro, quando a chapa foi considerada inapta, a alteração registrada foi a saída de Inaldo do Raio-X e a entrada de Nego de João de Rita na composição. Já a chapa de Jorge Luís foi a mesma que disputou no ano passado, sendo Jorge o presidente, Ninho Mototáxi o vice, Wédson de Biu Beléu na primeira-secretaria e Ninha de Zé Maria na segunda.
A sessão desta noite contou com a presença do prefeito do município, Diogo Alexandre (Avante), do vice, Sandro Advogado (Avante), e do vereador da cidade de Pombos Zé Maria do Gás entre os convidados.
A nova presidência da Câmara toma posse nesta sexta-feira (3), a partir das 9h, no Plenário José Maria de Melo, comandando o legislativo municipal pelos próximos dois anos. Esta será a segunda vez que Demir assumirá a presidência da Casa Paulo Viana de Queiroz. Em 2021, durante o afastamento de Jorge Luís, imposto através de pedido do Ministério Público de Pernambuco, o parlamentar comandou a Câmara pelo período de 11 meses. Na época, Demir era o primeiro-secretário.