Os alunos da Escola Amália Araújo Jurema, do sítio Lajedo Grande, tiveram uma aula um tanto quanto diferente nesta sexta-feira (24). Em alusão ao Dia da Água, lembrado na última quarta-feira (22), as crianças participaram de uma ação educativa, onde colocaram a mão na terra e plantaram mudas de árvores, nativas e frutíferas.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade. A área escolhida foi o sítio Mutuns, na pousada Recanto da Chã, um dos maiores exemplos no município no cuidado com o meio ambiente. Além disso, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre a diversidade de clima em Chã Grande, já que Mutuns é considerada como uma região mais chuvosa que Lajedo Grande, mesmo distante poucos quilômetros. A diferença é possível graças ao município se localizar em uma área de transição entre a Zona da Mata Sul e o Agreste de Pernambuco.
No local, além de contribuir com o futuro do município, com o plantio das mudas, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre a importância dos recursos hídricos, com o plantio ocorrendo a poucos metros do único rio totalmente chã-grandense e que dá nome a toda a região, que é o Mutuns, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca.
Com uma vazão de água bem menor que no passado, o Rio Mutuns quase que desaparece em meio à vegetação rural em Chã Grande. Na área urbana, o afluente do Ipojuca passa quase que despercebido. O plantio de mudas, que devem se transformar em árvores em cinco ou dez anos, favorece, segundo o secretário, Joseildo Martins, a chegada de chuvas na região, o que pode contribuir com a agricultura e os mananciais que correm pelo município. A ação é conhecida como “plantio de água”.