Os vereadores chã-grandenses devem eleger uma nova composição para a Mesa Diretora da Câmara nesta quinta-feira (2). O anúncio para a convocação de reunião extraordinária foi feito nesta quarta-feira (1º), pelo presidente, Jorge Luís (PL), durante a sessão que marcou o encerramento do primeiro período legislativo de 2023.
A decisão para uma nova eleição na Mesa Diretora da Câmara de Chã Grande se deu após os vereadores Demir (Avante), Gilvan Bolão (Avante), Inaldo do Raio-X (Avante), Célia de Jaci (Avante), Nego de João de Rita (PDT) e Dandão (PDT) recorrerem na justiça com o resultado do processo eleitoral realizado no ano passado.
Na oportunidade, a chapa encabeçada por Demir (à direita na foto) foi considerada inapta no início do processo eleitoral. A justificativa foi de que houve a ausência da figura do vice-presidente. Jorge Luís foi reeleito, recebendo cinco votos favoráveis, contra seis abstenções.
Através de decisão da juíza Brenda Azevedo Paes Barreto Teixeira, da 2ª Vara Cível de Gravatá, os seis vereadores conseguiram a anulação do processo eleitoral, com a convocação de uma nova eleição. Jorge Luís recorreu da decisão, mas teve o pedido negado pelo Desembargador Honório do Rego Filho.
A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023 a 2024 terá início às 20h. A inscrição de chapas para a disputa é permitida até antes do início do processo eleitoral. Em Chã Grande, a votação é realizada de forma nominal e aberta, onde os vereadores anunciam no plenário em quem votam. Após a votação, o resultado será anunciado pelo presidente.