O vereador Jorge Luís (PL) terá mais dois anos à frente da Câmara de Chã Grande. A reeleição do parlamentar foi confirmada nesta segunda-feira (12), durante sessão ordinária realizada na Casa Paulo Viana de Queiroz. Jorge preside o poder legislativo desde 2017, destacando como prioridade de suas gestões a busca pela transparência. Atualmente, a Câmara de Chã Grande é a mais transparente de Pernambuco, segundo dados do Tribunal de Contas (TCE-PE).
A sessão foi marcada por um tumulto no início da votação. No momento em que foram apresentadas as chapas concorrentes, o presidente comunicou a impugnação da chapa 01, encabeçada pelo vereador Demir (Avante), que contava com os vereadores Gilvan Bolão (Avante) e Inaldo do Raio-X (Avante) na composição.
O vereador Jorge Luís apresentou como justificativa para a decisão a Lei Orgânica Municipal, que é o documento que rege o funcionamento do município. No artigo 35, inciso terceiro, da Seção V, em que trata da Mesa da Câmara, a Lei Orgânica fala da necessidade da existência da figura do vice-presidente, que deve ser o substituto imediato do presidente.
Atendendo a esse ponto, a chapa 02, encabeçada por Jorge Luís, apresentou Ninho Mototáxi (PL) como vice-presidente. Nas funções de primeiro e segundo secretários, a chapa teve Wédson de Biu Beléu (PP) e Ninha de Zé Maria (Avante), respectivamente. Apenas o presidente e os dois secretários terão assento na mesa-diretora, durante as sessões ordinárias.
A chapa foi considerada vitoriosa ao final da eleição, recebendo cinco votos favoráveis. Os demais votos, seis no total, foram considerados como abstenções. Os vereadores Demir, Gilvan Bolão, Inaldo, Célia de Jaci (Avante), Nego de João de Rita (PDT) e Dandão (PDT) se retiraram do plenário José Maria de Melo durante a votação.
“Foi uma noite marcante para todos nós. Recebo o resultado com tranquilidade, tendo em vista o nosso compromisso em seguir trabalhando por uma Câmara ainda mais transparente. Fizemos apenas o cumprimento da legislação, como diz a Lei Orgânica Municipal, aprovada por esta Casa”, destacou Jorge Luís.
Além dos vereadores e do público que encheu o auditório da Casa Paulo Viana de Queiroz, a sessão desta segunda registrou também a presença do prefeito, Diogo Alexandre (Avante), do vice, Sandro Advogado (Avante), de secretários municipais e do vereador José Maria do Gás, da cidade de Pombos, no Agreste.
Os vereadores voltam a se reunir já na próxima quarta-feira (14), a partir das 20h. A próxima reunião marca também o encerramento do período, além de ser também o final do biênio 2021 a 2022.