Diário de Pernambuco - O estado de Pernambuco e a região Nordeste registraram as menores taxas de mortalidade por Covid-19 do Brasil. Os dados estão em relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), divulgado na última sexta-feira. O governador Paulo Câmara e os integrantes do Gabinete de Enfrentamento a Covid-19 analisaram os dados da publicação na manhã deste domingo.
Nos últimos 30 dias, Pernambuco registrou uma taxa de mortalidade de 16,5 casos para cada 100 mil habitantes, segundo o documento da OPAS. Menos da metade da média nacional, que foi de 39,2 casos para cada 100 mil habitantes. "Já a taxa de mortalidade da Região Nordeste ficou em 25,1 casos por habitante, bem abaixo das regiões Norte (29,1), Sudeste (42,8), Centro-Oeste (56,6) e Sul (55,7)", disse a assessoria de imprensa do governo.
Paulo Câmara afirmou que ainda tem um longo caminho pela frente na batalha contra a Covid-19. "No entanto, um levantamento como esse mostra que só uma combinação de ações como ampliação da rede de saúde com leitos de enfermaria e terapia intensiva, medidas restritivas e vacinação são capazes de reduzir a quantidade de vítimas da doença”, comentou.
O secretário estadual de Saúde, André longo, afirmou que as medidas restritivas foram retomadas em Pernambuco desde dezembro de 2020, e frisou que, do início de março até agora, foram abertos mais de 600 novos leitos de UTI em todas as regiões do Estado. “Nossa rede de saúde conta, hoje, com 1.611 leitos de terapia intensiva para pacientes com Covid-19, em 17 municípios. Um esforço que só se tornou possível com todas as áreas do governo priorizando a saúde da população”, concluiu Longo.