A Prefeitura de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, decidiu implantar barreiras educativas sanitárias em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é abordar veículos, principalmente com placas de outros municípios, e prestar orientações sobre higiene e cuidados pessoais, de acordo com o que é recomendado para prevenção ao novo coronavírus (covid-19).
De acordo com a prefeitura, a ação será realizada durante o período da Semana Santa. Os passageiros dos veículos terão ainda o quadro de saúde avaliado e a temperatura aferida. Os carros também estão passando por higienização.
Mesmo com os eventos adiados ou cancelados, ainda há famílias que optam por passar o feriado na cidade, mesmo com a recomendação do governador do Estado para que as pessoas não viajem. Gravatá não tem nenhum caso confirmado da covid-19. Há um óbito em investigação e três casos foram descartados.
As barreiras foram instaladas nos quatro pontos de maior fluxo da cidade, como as ruas do Norte e XV de Novembro e nos acessos da Volta do Rio e do Polo Moveleiro. No primeiro dia da ação, na última terça-feira (7), cerca de mil veículos foram vistoriados.
NE10