Para participar da triagem, a população precisa entrar em contato com agente de saúde responsável na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localizada para receber a ficha do atendimento da triagem. Para isso, é necessária a apresentação do RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e também de um contato telefônico. Após a triagem, os pacientes já sairão com data agendada para a consulta que também será realizada em Chã Grande.
O agendamento da triagem foi dividido por unidade de saúde. Na segunda-feira (30), os pacientes do UBS da Vila de Santa Luzia e Malhadinha passarão pela triagem no CRAS. Já na terça (31) é a vez do Urbano 1, do Bairro do Matadouro. Na quarta (1), os moradores da comunidade da Camela (Urbano 2) passarão pela triagem. O UBS Urbano 3, da Baixada, passa pelo procedimento na quinta-feira (2). Na sexta (3), os moradores do Sítio Mutuns passam pelo processo da triagem. Por fim, no sábado (4), os pacientes dos sítios Macacos e Matias serão recebidos para a triagem.
O projeto visa atender 350 pessoas por dia. Gestantes e lactantes não podem realizar os exames. O programa disponibilizará: avaliação da acuidade visual, refração completa (medida de grau), exames dos movimentos oculares, exames da parte posterior dos olhos (Fundoscopia) e de biomicroscopia, medição de pressão intraocular. Além disso, o teste do olhinho em bebês de 0 a 2 anos também será ofertado.