A entrega dos filtros faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Chã Grande, a Associação Chãgrandense de Assistência Social (ASCA) e a Cáritas, responsável pela construção das cisternas na zona rural.
Para o presidente do ASCA, Sérgio Fernandes, a entrega dos filtros é uma complementação do projeto. "As cisternas irão ajudar o pessoal durante o período de estiagem, tendo seu abastecimento garantido, com o acúmulo de água no período de chuvas, esses filtros são fundamentais para a garantia de consumo dessa água, visando também uma garantia de saúde".
Após a entrega das cisternas e dos filtros, uma ação conjunta da Secretaria de Saúde deve ser implantada nas comunidades beneficiadas. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devem participar de uma série de visitas, levando orientações aos beneficiários sobre o uso correto do filtro, para que problemas de saúde possam ser evitados, através do tratamento adequado da água para consumo.
Os chamados filtros de barros são comuns no interior nordestino, estando presente em praticamente todos os lares. Apesar de tido como um produto rudimentar, o filtro de barro se mostra eficiente na purificação da água, segundo pesquisas, desde que usado da maneira correta.