As vistorias contam com a participação do secretário de meio ambiente e diretor da Defesa Civil do município, Mayr Lapenda, acompanhado de uma equipe de bombeiros civis. No primeiro instante, o grupo faz a análise, para nos próximos dias dar início aos trabalhos de contenção.
Em 2017, o trabalho intenso da Defesa Civil juntamente com uma equipe de bombeiros civis, foi responsável pela colocação de lonas em todas as áreas de risco da cidade e também da zona rural. Com isso, o trabalho evitou possíveis danos. No último ano, pelo menos uma família foi removida para uma outra área.
Nos últimos dias, o tempo tem dado sinal de que o inverno, que geralmente se inicia em junho, será rigoroso na cidade. Além disso, outro fator que causa preocupação é a elevação do terreno, já que Chã Grande é concentrada em morros e encostas, que muitas das vezes ficam expostas às condições do tempo.
O trabalho da Defesa Civil deve ser intensificado nos próximos dias. O órgão funciona na secretaria de meio ambiente, e pode ser acionado pela população.