header ads

CHÃ GRANDE: Complicações no abastecimento de água

Em entrevista concedida ao radialista Jota Silva, na manhã desta Segunda-feira (02) pela Rádio Gravatá FM (92,3 MHZ), o Gerente Regional da Compesa, o engenheiro civil Ricardo Malta, explicou que a dificuldade que a cidade de Chã Grande vem enfrentado com a crise hídrica é proveniente de colapso na barragem de Macacos.

De acordo com as afirmações de Ricardo, a tubulação da referida barragem está instalada há 40 centímetros do vertedor. A estiagem prolongada dos últimos dias manteve o nível de água abaixo da linha de captação. Por tratar-se uma barragem de tapagem, a mesma depende da vazão constante dos mananciais.

Sobre uma necessidade de limpeza da barragem (retirada da lama) Ricardo explicou que o procedimento não ajudaria, como muitas pessoas pensam. Aprofundar a barragem dificultaria a captação da água pela tubulação.

A barragem da Siriquita, que também fornece água para Chã Grande, registrou redução de 60% de sua capacidade. O principal fator desse problema é o desvio ilegal de água para irrigação. Ricardo Malta ainda informou que uma fiscalização será feita. A Polícia e o Ministério Público está agindo junto a Compesa. Quem estiver desviando água responderá na Justiça.

Dois caminhões pipa foram locados pela Compesa para reforçar o abastecimento da cidade, após pedido da prefeitura de Chã Grande. Os mesmos são destinados para localidades que ficam nos finais de rede, onde a água não chega em virtude da pouca vazão. Desde a semana carnavalesca a cidade enfrenta dificuldades no abastecimento de água.

No mês de Fevereiro choveu apenas 15 milímetros em Chã Grande. Ao final da entrevista, Ricardo Malta afirmou que os reservatórios já estão se recuperando e a situação do abastecimento já começa a se normalizar.

Ismael Alves

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads