As celebrações cívicas em Chã Grande, em alusão à Independência do Brasil, iniciaram nesta sexta-feira (05), com o desfile das escolas particulares. O desfile, bastante prestigiado pela população changrandense, contou com a participação de três escolas particulares: Educandário Batista, Araquém e Nosso Amiguinho. Além delas, bandas acompanharam o desfile, como a do Colégio Batista Betânia de Gravatá, XV de Março, João Faustino de Queiroz e Marcial Nosso Amiguinho, estreante formada por alunos da instituição.
O desfile teve início às 8h30, saindo de frente à I Igreja Batista de Chã Grande. Depois de percorrer várias ruas da cidade, o cortejo apresentou-se em frente a Prefeitura Municipal, onde autoridades acompanhavam a cerimônia, que abre oficialmente as celebrações da semana da pátria, em Chã Grande. As escolas organizaram temas para serem apresentados durante o desfile.
Primeira no pelotão, o Educandário Batista celebrou os 10 anos de fundação com homenagens aos ex-alunos, ex-funcionários, sua ex-diretora Mônica Lins e ao Pastor Marcos Uchôa, que pastoreava a I Igreja Batista na época da fundação da instituição de ensino. Além disso, o Educandário lembrou dos projetos vivenciados durante estes 10 anos, como por exemplo o do resgate histórico de Chã Grande.
O Araquém apresentou como tema principal o lema "O Brasil que queremos, somos nós que fazemos". A escola que funciona a mais de 18 anos na cidade de Chã Grande tratou de assuntos importantes, como educação, paz, saúde e meio ambiente, através de fauna e flora. Um aluno soltou uma pomba simbolizando a paz.
Última escola a se apresentar, o Nosso Amiguinho trouxe o tema da leitura, enfatizando também a leitura bíblica, através da participação de personagens bíblicos. Com 23 anos de funcionamento e mais de 280 alunos matriculados, a Nosso Amiguinho apresentou também, ao público, sua Banda Marcial, formada por alunos da instituição, sob a regência do maestro Márcio Carneiro, da Banda Musical Pedro Jorge Frassatti.
Chã Grande News